sexta-feira, 25 de março de 2016

Gestores e técnicos municipais podem particpar de capacitação à distância de sistema do Bolsa Família

11032015_bolsa_familia_ebc
Uma oferta de capacitação para os Municípios brasileiros. Até o dia 15 de abril, os gestores e técnicos municipais podem fazer a inscrição para participar de cursos a distância do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único que explicam a utilização dos sistemas informatizados e o funcionamento dos processos que dão suporte ao programa de complementação de renda.Ao todo, serão oferecidas oito opções de cursos, como os de utilização do Sistema de Condicionalidades (SICON) e do Sistema de Gestão de Benefícios (SIBEC). Para que os gestores e técnicos possam participar, é preciso ter perfil de usuário ativo no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), acessar o portal do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e preencher o cadastro.Clique aqui para acessar a oferta de cursos.
As capacitações estão disponíveis no Portal EaD-MDS. A plataforma oferece orientação por meio de tutores virtuais. Também há a possibilidade de comunicação com o MDS por meio de um fórum mata-dúvidas e ainda é possível voltar ao curso após concluí-lo, sempre que houver necessidade. Todos os conteúdos são apresentados de forma simples, objetiva e interativa.

Outros cursos
Além dos cursos do SIBEC e SICON, também serão disponibilizados as capacitações do SIGPBF - Aplicativo Transmissão de Arquivos: Upload/Download de Arquivos, SIGPBF - Aplicativo de Adesão Municipal, Aplicativo Controle de Acesso, Aplicativo de Formulários (SASF), Integração de Sistemas no SIGPBF e Fiscalização do recebimento indevido de benefícios do Programa Bola Família.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) considera que essa iniciativa incentiva e abre oportunidade de maior capacitação técnica para os serviços disponibilizados pela gestão de operação do Programa Bolsa Família. Para a entidade, a oferta de capacitação a distância é vantajosa, já que a grande extensão territorial do País não possibilita aos Municípios a realização de um curso presencial e desenvolvidos simultaneamente por todos os técnicos e gestores municipais interessados em aprofundar sua capacidade técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação