sexta-feira, 15 de abril de 2016

Planos de saúde têm de cobrir tratamento da gripe

28032016_gripe_portalbrasil
Todos os anos há ocorrência de gripe em todo o mundo por causa da circulação do vírus influenza, lembra a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No Brasil, o período de maior transmissão coincide com inverno, já que o vírus circula com mais intensidade quando há queda na temperatura. Caracterizada como doença viral febril e aguda, geralmente é benigna e autolimitada, mas também pode levar a casos graves e óbitos.Devido aos sintomas em comum, a gripe pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado. Por isso, é importante procurar orientação de um profissional de saúde para assegurar o diagnóstico adequado e oportuno da doença. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C.
O tratamento dos sintomas da influenza sem complicações deve ser realizado com medicação sintomática, hidratação, antitérmico, alimentação leve e repouso. Porém, nos casos com complicações graves são necessárias medidas de suporte intensivo.Esse tratamento deve ser prescritos por médicos a todos os pacientes que apresentem condições e fatores de risco para complicações por influenza e aos casos em que a doença já se agravou. Esses medicamentos são assegurados aos beneficiários de planos de saúde de assistência médica com segmentação hospitalar durante internações.Além do exame para a detecção do vírus influenza, os planos de saúde também devem cobrir consultas e atendimento ambulatorial na rede credenciada. Para aqueles que têm plano de assistência médica com segmentação hospitalar, há cobertura para internação e tratamento completo do paciente com gripe, incluindo medicamentos. Mas para reduzir o risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, incluindo a gripe, é muito importante adotar medidas gerais de prevenção, muitas delas simples ações de higiene pessoal.

Dicas de prevenção
Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. Para as pessoas mais vulneráveis, a vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza. Todos os anos, a campanha de vacinação contra a gripe é promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com Estados e municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação