sábado, 2 de abril de 2016

Reunião debate a inclusão de arte e cultura nos currículos escolares

01042016_matriasescolares_GovMSRepresentantes de entidades responsáveis pela temática do ensino das artes na educação escolar se reuniram com gestores do Ministério da Cultura (Minc) nos dias 29 e 30 de março. No encontro, foram debatidas as propostas das entidades para a criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) com participação da sociedade civil, a BNCC tem o propósito de renovar e aprimorar a educação básica como um todo. O principal pleito das entidades na reunião, com apoio do MinC, é tornar o campo da Arte uma Área do Conhecimento, contrariando o cenário atual, uma vez que é considerada apenas um componente curricular da Área de Linguagens.
Os representantes ressaltaram que há uma grande oferta de profissionais formados que não estão sendo absorvidos pelas secretarias de Educação de estados e Municípios. O fato demonstra o descompasso na relação entre os cursos e o mercado de trabalho, e também entre a necessidade desse ensino e as políticas públicas que estimulam a Arte e a Cultura no currículo escolar.
BNCCA proposta da BNCC foi submetida a uma ampla consulta pública na internet, que foi encerrada no último dia 15 de março. Em 7 e 8 de abril, o Conselho Nacional de Educação (CNE) promoverá o Seminário Nacional de Implementação de Diretrizes Curriculares para Formação de Professores. O encontro será na Universidade de Brasília (UnB).Posteriormente, o MEC realizará um ciclo de debates estaduais e municipais para consolidar a proposta da BNCC, que deverá ser enviada até junho para apreciação do Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação