sexta-feira, 13 de maio de 2016

PT orienta filiados a deixarem cargos em governo de Temer

trkitir
Em nota oficial distribuída na noite desta quinta-feira, a direção do PT orientou os filiados do partido que ocupam cargos de confiança a deixarem seus postos no que eles chamam de “governo ilegítimo do presidente interino”.Michel Temer passou a ser o presidente em exercício desde a manhã desta quinta-feira, quando Dilma foi comunidade oficialmente no seu afastamento pelo Senado.Filiados ao PT ocupam cerca de 10% dos cargos comissionados do governo federal.

Estimativa feita pelo Núcleo de Dados do GLOBO aponta que há em torno de 10 mil petistas entre os 107.121 funcionários que ocupam cargos comissionados no Executivo federal. Caso a presidente Dilma Rousseff seja afastada pelo Senado nesta semana, parte desses cargos de segundo e terceiro escalões entrará na partilha feita pela equipe do vice-presidente Michel Temer para partidos aliados.

A estimativa foi feita a partir do cruzamento de nomes de filiados ao PT, disponível no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a lista de servidores comissionados do Portal da Transparência do governo federal. O levantamento inclui servidores concursados que também ocupam cargos de confiança. Por conta de disparidades entre dados do TSE e do Executivo, a lista pode conter homônimos. Ainda assim, os números encontrados podem estar abaixo do real tamanho da fatia petista na administração federal, pois não estão contemplados cargos de confiança de indicados pelo PT que não são filiados.
A maior concentração de petistas está no Ministério do Desenvolvimento Agrário (25% do total de cargos comissionados). A pasta responsável por políticas fundiárias e agricultura familiar é comandada pelo partido desde 2003, quando Lula assumiu a Presidência. Quadros do PT integram também a presidência e parte da direção do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que concentra 75% do orçamento do ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação