O Governador Robinson Faria assinou na manhã desta
segunda-feira (13) as ordens de serviço para o início imediato das obras do
Programa Água para Todos. Com o convênio firmado entre o Governo do Estado e
Ministério da Integração, serão destinados R$ 23 milhões para a implantação de
145 sistemas simplificados de abastecimentos de água em comunidades e
aglomerados rurais e mais R$ 3,8 milhões para a construção de 57 barreiros. O
programa vai beneficiar em torno de 17 mil pessoas em 50 municípios do estado, onde
serão perfurados poços, construídos chafarizes e pequenas redes de distribuição
de água, além de barreiros que fornecerá água para o rebanho dos agricultores.
Robinson Faria afirmou que o programa dará melhor condições de vida ao homem do
campo. “Estamos trabalhando para diminuir as dificuldades relacionadas ao
abastecimento e distribuição de água em todo o Rio Grande do Norte.
O Programa
Água para Todos vai disponibilizar água potável e de qualidade para consumo
humano e ajudar no desenvolvimento da pequena pecuária. Estamos oferecendo uma
estrutura para que os agricultores permaneçam na cidade e desenvolvam o local
onde vivem mesmo nesse período difícil de falta de água”, destacou o chefe do
executivo estadual. O governador ainda aproveitou a ocasião e pediu a
colaboração dos prefeitos para somar esforços e fortalecer parcerias na gestão
estadual. A escolha dos beneficiados contou com participação social, onde o
comitê Executivo Estadual selecionou as cidades que receberão as tecnologias e
coube à Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), como
coordenadora do comitê, articular com os municípios a participação dos
representantes da Sociedade Civil. O secretário da Semarh, Mairton França,
destacou que as obras foram antecipadas por dois meses devido aos diagnósticos
dos municípios realizados pela própria equipe da secretaria. “Nosso objetivo é
fazer obras que atendam às urgências hídricas, mas também que sejam
estruturantes e sirvam para as próximas gerações. Nossa expectativa é que sejam
concluídas até dezembro do próximo ano”, disse o titular da pasta. Participaram
da solenidade a secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha; a
secretária de Comunição, Juliska Azevedo; os secretários da Agricultura, da
Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha, e de Relações Institucionais, Getúlio
Rêgo e o Presidente da Caern, Marcelo Toscano. Também estiveram presentes o
Deputado Estadual, Carlos Augusto Maia; o presidente da Federação dos
Trabalhadores na Agricultura (FETARN), Manoel Cândido e representando a
Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), o prefeito de Serra
Negra do Norte, Alisson Moisés, além de outros prefeitos dos municípios
contemplados com o programa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
sua postagem será publicado após aprovação