quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Motorista de carro-forte suspeito de participar de assalto é preso na PB

Vigilante confessou participação no roubo a carro-forte, em João Pessoa.
Assalto ocorreu no dia 2 de dezembro; todos os suspeitos foram identificados.

Motorista estava usando colete com artefatos que a polícia disse que eram falsos na Paraíba (Foto: Reprodução / TV Cabo Branco)Motorista estava usando colete com artefatos que a polícia disse que eram falsos na Paraíba (Foto: Reprodução / TV Cabo Branco)
O vigilante de 24 anos apontado como mentor do assalto a um carro-forte em João Pessoa no dia 2 de dezembro foi preso na quarta-feira (10). Segundo informações do delegado titular do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil, Thiago Sandes, o suspeito foi preso em uma clínica no bairro de Jaguaribe, na capital paraibana. A prisão aconteceu em cumprimento do mandado de prisão preventiva expedido pela comarca de João Pessoa.
Segundo a polícia, o homem, funcionário da empresa de transportes de valores proprietária do veículo, simulou um sequestro e ainda forjou estar amarrado a explosivos, que depois foram identificados pelo grupo de Ações Táticas da Polícia Militar como falsos. Durante a ação, o grupo levou todo o dinheiro do carro-forte, que foi encontrado no bairro de Manaíra, Zona Leste de João Pessoa. Os criminosos envolvidos no assalto ao carro-forte foram descobertos em uma operação da Polícia de Pernambuco.

De acordo Thiago Sandes, o suspeito confessou o crime e explicou detalhes sobre o roubo. Ao todo, cinco pessoas teriam participado da ação criminosa. “Segundo o vigilante, os quatro envolvidos já se conheciam e o procuraram para participar do roubo, pela facilidade que ele tinha como funcionário da empresa. No dia 2 de dezembro, a quadrilha esteve bem cedo com o vigilante para uma abordagem que deu a ideia de sequestro e amarrou no corpo dele os supostos artefatos”, detalhou o policial.

O delegado do GOE explicou que mais três pessoas são procuradas pelo envolvimento com o assalto. “O trabalho da polícia da Paraíba agora continua para prender os outros três suspeitos do roubo ao carro forte. Todos os envolvidos no crime já foram identificados”, frisou Thiago Sandes.O dinheiro roubado seria dividido entre o grupo no dia 4, mas a ação conjunta das polícias da Paraíba e de Pernambuco conseguiu recuperar mais de R$ 400 mil em uma casa no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa. O material estava enterrado, juntamente com sete armas de fogo, sendo seis da empresa e ainda uma pistola. Outra parte do dinheiro foi recuperada logo depois no estado vizinho, totalizando a quantia de R$ 816 mil.

Relembre o caso
Após funcionários de duas agências bancárias denunciarem à PM que havia um carro com suspeitos rondando as agências no fim da manhã da terça-feira, a polícia intensificou as rondas nos bairros do Bessa e Manaíra, em João Pessoa, e na cidade de Cabedelo. Nas rondas em Manaíra, policiais encontraram um carro forte estacionado na avenida Umbuzeiro, que é residencial, e um dos funcionários da empresa de transporte de valores na calçada.
O funcionário da empresa informou para a polícia que seis malotes com dinheiro e ainda armas e munições dos vigilantes haviam sido levados por quatro assaltantes, em seguida mostrou o que seriam explosivos presos à cintura, que teriam sido amarrados pelos criminosos antes dele sair de casa para o trabalho.
Ele relatou à polícia que trabalha à noite como vigilante em um prédio e pela manhã, quando chegou em casa, no Alto do Mateus, foi abordado por dois ou três veículos na frente de casa. O grupo teriam entrado na casa dele e em seguida o levou até a empresa, onde ele teria entrado os explosivos no corpo sem chamar atenção de ninguém, se uniformizou, pegou o carro e saiu.

"Em seguida ele recebeu uma ligação do pessoal que estava fora para que ele informasse o número do carro que estava, foi repassada essa informação. Então eles se dirigiram ao primeiro banco, em um shopping e aí ele foi orientado a deixar esse local e seguir para Manaíra, onde foi feito todo o transporte e a remoção do dinheiro do veículo", explicou o sargento da PM Cláudio Fernandes
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação