sábado, 2 de maio de 2015

Estudantes franceses inventaram carro que anda mais de 3.200 km com apenas um litro de combustível

O Microjoule é extremamente eficiente e econômico, podendo andar mais de 3.200 km apenas com um litro de combustível.

Isso soa absurdamente inacreditável, mas é verdade. O veículo feito com fibra de carbono é construído para acomodar apenas uma pessoa de cada vez e deitada, o que é uma maneira estranha de viajar, mas quem se importa com isso quando se tem um automóvel econômico como esse?
A ideia veio de um grupo de estudantes franceses no La Joliverie College, em Nantes, oeste da França. Eles construíram o veículo superleve, de apenas 35 kg, como parte de um concurso da Shell para encontrar o veículo mais eficiente e econômico do mundo. Os estudantes venceram outros 200 projetos inscritos na competição.
Os juízes do concurso testaram o carro em uma pista em Roterdã, na Holanda, e calcularam que o carro poderia fazer exatamente 3.334,56 km por litro de combustível.
Um dos alunos que trabalhou no projeto disse: "O carro tem um motor de combustão interna e funciona com combustível comum. Ele pesa 35 kg e é feito inteiramente de fibras de carbono. Oferece muito baixa resistência ao rolamento e à resistência do ar, e um coeficiente de atrito muito, muito baixo. Por exemplo, quando você gira as rodas, elas se movimentam por vários minutos sem parar".
O carro, em forma de uma gota de água, tem uma área frontal de 3,3 metros quadrados para melhor aerodinâmica. Funciona tanto com gasolina como com etanol e o motorista precisa pesar no mínimo 50 kg.
Os outros carros que foram inscritos na competição não ficaram muito longe do Microjoule em termos de eficiência e economia. Por exemplo, os estudantes da Hogeschool van Amsterdam também estabeleceram um novo recorde no circuito de 266 km por quilowatt-hora com a sua invenção chamada H2A.
Uma equipe da Louis Delage College, em Cognac, sudoeste da França, venceu na categoria Conceito Urbano, com um carro que alcançou mais de 450 quilômetros por litro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação