sábado, 9 de maio de 2015

Financiamento imobiliário: Saiba quais os cuidados em relação à transferência

financiamentosimobiliariosjgmmirellagomes.jpg

No mercado imobiliário, é possível a transferência para outra pessoa, de acordo, com os contratos de financiamento imobiliário. Dessa forma, caso não haja impedimento no contrato, é possível passar esse compromisso para as mãos de outro indivíduo. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados pela pessoa que assumirá as obrigações sucedidas desse financiamento.

“Num primeiro passo, há necessidade de analisar todas as condições contratualmente assumidas pela pessoa que tomou financiamento junto à instituição financeira. Deverão ser verificadas quais as condições estão previstas no contrato, tais como datas de vencimento das parcelas; taxa de juros mensal ou anual; existência de parcelas semestrais; previsão de taxa de transferência e demais encargos legais ou contratuais que poderão recair sobre o valor das prestações periódicas e elevá-las”, explica o advogado A transferência do financiamento será possível caso seja obtida aprovação do crédito junto ao agente financeiro, por meio das condições contratuais primárias do financiamento. É necessário verificar se a pessoa que assumirá este novo financiamento possui um perfil financeiro apropriado para assumir as obrigações. Ou seja, se é confiável Para se tornar proprietário de um imóvel através de financiamento imobiliário é necessário fazer o registro do novo contrato e o devido recolhimento do imposto, após aprovação do crédito, o transferente deverá assinar um novo contrato de financiamento com os mesmos clausulas do contrato anterior, apenas descontando-se do valor do financiamento o montante já pago pelo antigo comprador junto ao Banco, recolher o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis Intervivos (ITBI) e levar este contrato para registrar no Cartório de Registro de Imóveis competente pela região em que o imóvel se encontre, pagando pelo registro da alteração propriedade.
Deve-se restituir o contrato registrado ao banco, juntamente com a certidão da matrícula do imóvel atualizada para que se efetue o início da cobrança das parcelas do novo financiamento. Para se tornar proprietário de um imóvel objeto de financiamento imobiliário é necessário fazer o registro do novo contrato e o devido recolhimento do imposto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação