sábado, 27 de junho de 2015

Atores de 'Verdades' não usam dublês de corpo nas cenas de sexo

Com imagens dos bumbuns de Rodrigo Lombardi (Alex), Alessandra Ambrósio (Samia), Camila Queiroz (Arlete/Angel), além dos seios de Grazi Massafera (Larissa), "Verdades Secretas" tem movimentado as redes sociais e levantou um questionamento: Será que são usados dublês nos episódios de nudez, assim como no seriado "Game of Thrones"?
Em uma sequência de seis minutos do episódio que encerrou a quinta temporada da série, a atriz Lena Headey contou à revista "EW" que usou uma dublê de corpo quando a rainha Cersei Lannister é obrigada a caminhar nua por uma multidão de cidadãos revoltados. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Globo garante que não tem utilizado esse tipo profissional nas cenas quentes.
No entanto, a emissora contratou o preparador de elenco Sérgio Penna para ajudar os atores a se ambientaram com o submundo da moda, pano de fundo da história que aborda temas como a prostituição de luxo e o vício das drogas, e claro, prepará-los para situações mais íntimas. Para o profissional, mais importante que simular cenas de nudez ou violência, o ator precisa encontrar um motivo para estar ali e encenar essas passagens. "Ninguém está lá fazendo sexo de verdade ou matando de verdade. O sexo fica natural a partir do momento que o ator entende a naturalidade de seu personagem", explica.
De acordo com Penna, no caso de Samia, Angel e Larissa existem algumas motivações por trás dos momentos íntimos de cada uma e nos episódios ficam evidentes os sentimentos de tédio, de ambição pelo dinheiro e a paixão. Além do que, é necessário um cuidado da direção em deixar no set de gravação somente pessoas que realmente precisam estar ali.
der1.jpg
"Nesse tipo de cena há uma preservação pessoal de cada um, coloca-se uma música para criar um clima, como na própria vida. Ninguém sai tirando a roupa na rua e fazendo sexo por aí, é necessário um aquecimento. Isso acontece no momento de preparação, e sempre no devido respeito. Existe uma questão ética de cada pessoa envolvida", comenta Penna, que acompanhou a gravação do primeiro episódio novela, em que os personagens de Alessandra Ambrósio e Rodrigo Lombardi transam.
cena1.jpg
Imersa desde dezembro nas aulas de Penna -- reconhecido por seus trabalhos ao lado do ator Rodrigo Santoro --, a intérprete de Angel revela que sentiu medo no início, mas depois percebeu que a nudez apenas ilustrava a trajetória da modelo inexperiente. "As cenas de sexo me assustavam no começo, quando eu não tinha ideia do que aconteceria com a personagem. Depois entendi que ela tem tanta história para contar, vários momentos que são tão mais decisivos. Me apeguei a isso", disse Camila, que está estreando como atriz.
cena2.jpg
Mas mais importante do que toda preparação técnica é o entrosamento dos artistas envolvidos, é preciso haver um "pacto". "O segredo da cena do Rodrigo com a Camila foi a compreensão deles, só por causa disso ela ficou à vontade. Mais experiente, o Rodrigo sabia que aquilo tudo era fake e em nenhum momento ele invadiu o território dela. Na hora do 'corta', ele deu um abraço, colocou o roupão e falou: 'Vamos tomar um suco de laranja'. Sair da cena é tão importante quanto chegar. Esse é o treino do ator. Ele tem que saber que é mentira, mas uma mentira tão bem contada que parece que é verdade", afirma Penna.
vert.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação