sábado, 27 de junho de 2015

ONS prevê queda do nível dos reservatórios das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste

O Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico confirmou nesta sexta-feira, 26 de junho, a expectativa de retração no volume de água armazenada nos reservatórios durante o inverno. A tendência de redução já era esperada por causa da estimativa de um volume menor de chuvas nesta época do ano em algumas regiões do País.Para a região Sudeste/Centro-Oeste, considerada a mais importante do País por representar 70% da capacidade de armazenamento de água, espera-se que a Energia Natural Afluente (ENA) seja equivalente a 85% da média histórica para meses de julho. Com isso, o nível de água dos reservatórios deve cair dos atuais 38,02% para 34,7%.Na região Nordeste,
que também apresenta níveis preocupantes de armazenagem, a afluência esperada é equivalente a apenas 52% da média de longo termo (MLT) em meses de julho. Confirmada tal projeção, o nível de armazenamento dos reservatórios cairá de 25,72%, nível registrado ontem, para 21,9% no dia 31 de julho.
Reservatórios no Sul e Norte ficam estáveis
Já a situação das regiões Sul e Norte continua mais favorável. O ONS prevê que a ENA de julho para ambas as regiões ficará em 107% e 91% da MLT, respectivamente. Isso significa que o nível dos reservatórios ao final de julho estará em 70,9% da capacidade na região Sul e 78% no Norte.O boletim semanal divulgado pelo ONS também aponta que a carga brasileira deve atingir 61.090 MW médios em julho, o que representaria estabilidade em relação ao mesmo período do ano passado. Nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Sul, a carga deve encolher 2,3% e 1,6%, respectivamente. Na região Nordeste, por outro lado, o indicador deve crescer 9,3%. No Norte, a carga deve apresentar elevação de 2,6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação