sexta-feira, 3 de julho de 2015

Novo Relatório da ONU alerta: quase 250 milhões usaram drogas ilícitas em 2013

Pacto pela Vida/PE
Dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) apontam que 246 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos utilizaram drogas ilícitas em 2013. As informações constam no novo Relatório Mundial sobre Drogas, divulgado na Áustria no último dia 26 de junho.

Segundo o material, esse número representa um pouco mais que 5% da população mundial nessa faixa etária. Desse total, cerca de 27 milhões de pessoas fazem uso problemático de drogas, das quais quase a metade são pessoas que usam drogas injetáveis (PUDI).

O uso desse tipo de entorpecentes aumenta o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis, como o vírus do HIV. Estima-se que 1,65 milhão de pessoas que injetam drogas estavam vivendo com HIV em 2013.
No que diz respeito ao gênero, o relatório indica que os homens são três vezes mais propensos ao uso de maconha, cocaína e anfetamina. Por outro lado, as mulheres são mais propensas a usar incorretamente opioides de prescrição e tranquilizantes.
Alerta mundial
A prevalência do uso de drogas continua estável em todo o mundo, conclui o documento. Todavia, o diretor da UNODC, Yury Fedotov, considera inaceitavelmente alto o número de usuários de drogas continua perdendo suas vidas prematuramente ao redor do globo. A estimativa é de 187.100 mortes relacionadas com as drogas em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação