sábado, 15 de agosto de 2015

Android deve ganhar aplicativos que reagem à expressão facial

Faces API

O Google terminou ontem a distribuição da versão 7.8 do Google Play Services - uma série de programas voltados para oferecer novas possibilidades aos desenvolvedores, e facilitar seu trabalho. Uma das novidades, a Mobile Visions API, permite a desenvolvedores criar aplicativos que reajam a expressões faciais de iamgens ou mesmo de vídeo ao vivo dos usuários.


A Mobile Visions API inclui uma série de tecnologias de reconhecimento facial, que permitem ao dispositivo, por exemplo, saber se o usuário está de olhos abertos ou fechados, ou se ele está sorrindo ou sério. A partir das informações recuperadas das imagens, desenvolvedores poderão programar diferentes funções para os aplicativos.

Por exemplo: um aplicativo poderia capturar imagem da câmera frontal para determinar se o usuário está sorrindo ou não. Caso ele não esteja, o aplicativo poderia mostrar imagens fofinhas para tentar fazê-lo sorrir. A API, no entanto, não funciona como reconhecimento facial: em outras palavras, ela não consegue saber de quem é a cara que ela está vendo. A API consegue também reconhecer códigos de barras.

Mensagens próximas

Outra nova API lançada na versão 7.8 do Google Play Services é a Nearby Messages API. Ela permite que o dispositivo descubra e se comunique com outros dispositivos próximos. Com isso, os desenvolvedores conseguirão incluir em seus aplicativos opções mais variadas de interações com outros usuários próximos.

Seria possível, por exemplo, criar aplicativos voltados para um local, e que permitissem que usuários nesse local criassem conteúdo colaborativamente, tomassem decisões por meio de votação e formassem grupos. Os smartphones conseguirão se comunicar não apenas por meio de conexões WiFi e Bluetooth, mas também por sons ultrassônicos que carregam informação. O vídeo abaixo (em inglês) ilustra algumas das novidades:



APIs e Google Play Services

A sigla API significa "Application Programming Interface" (interface de programação de aplicação). As diferentes APIs que são disponibilizadas aos desenvolvedores de aplicativos podem ser pensadas como as ferramentas que eles têm para criar seus programas.


O Google Play Services é o conjunto total de ferramentas que a empresa disponibiliza para os desenvolvedores. Conforme os smartphones e os softwares do Google vão se tornando mais desenvolvidos e ganhando novas funcionalidades, a empresa lança atualizações ao Google Play Services com novas APIs que permitem aos desenvolvedores acessar e utilizar as novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação