sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Descaso retira Fortaleza dos Reis Magos da rota de turismo e afeta comerciantes locais

Falta de segurança e problemas de manutenção tem evitado um maior fluxo de turistas no monumento histórico.

Agências de turismo que funcionam no estado retiraram o Forte da rota de turismo devido a insegurança.
A Fortaleza dos Reis Magos, um dos principais pontos turísticos de Natal, vive hoje uma situação de abandono e tem provocado uma queda drástica nas vendas dos comerciantes dos arredores do local. O monumento histórico atualmente demonstra em sua estrutura o descaso a que tem sido submetido – o que tem retirado a Fortaleza da rota das agências de turismo.
Por conta da falta de cuidado com o patrimônio histórico, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) parou de cobrar a taxa de visitação as pessoas que se dirigem ao local – que hoje não conta com linhas de ônibus com acesso ao local. A falta de policiamento na parte externa e nas imediações do monumento também contribuíram para a diminuição visitantes.
Segundo a comerciante Maria das Graças Maximiano, que trabalha no local, a redução na  visitação de turistas contribuíram para a queda nas vendas. “As agências de turismo não trazem mais os turistas para cá e isso tem afetado nossas vendas. Aqui há doze comerciantes associados que estão sendo penalizados com essa situação”, relatou.
Outra comerciante do local, também falou acerca do assunto. “Essa situação já está assim desde o ano passado. Nem no período da Copa do Mundo nós conseguimos vender bem. Mas, agora que retiraram a cobrança de taxa de visitação, alguns turistas estão vindo por conta própria – o que tem movimentado um pouco mais o comércio”, comentou Ana Cristina.
TURISTA-H


Apesar da pouca movimentação de turistas, encontramos no local, uma senhora do Mato Grosso, que estava pela primeira vez prestes a conhecer o monumento histórico de Natal. A visitante comentou com a reportagem do Nominuto.com sobre a importância de conhecer a história de cada local. “É sempre bom conhecer um pouco da história das cidades. Eu estou passando uns dias na casa de um familiar que mora aqui e fiz questão de vir conhecer o forte”, disse Neide Gobatti.

A reportagem do Nominuto.com entrou em contato com uma das maiores agências de turismo do estado, que confirmou a ausência dos turistas no local. De maneira extraoficial, uma funcionária justificou a retirada da visitação à Fortaleza dos roteiros de passeios devido à insegurança. Também procuramos o Iphan, mas, até o fechamento da matéria não fomos atendidos pelo instituto.
Apesar das alegações da falta de segurança, a assessoria de comunicação da Polícia Militar relatou que o patrulhamento no local é feito com policiais a pé e viaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação