sábado, 12 de setembro de 2015

Segunda fase da Olimpíada de Matemática começa neste sábado, 12 de setembro

SXC.hu
Os estudantes classificados na primeira fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) seguem para a segunda etapa da competição. O evento será realizado neste sábado, 12 de setembro, em 9.292 centros distribuídos por todos os estados da federação.

Chegam até esta nova fase quase 900 mil alunos de 42,3 mil escolas da rede pública de todo o País. A maior parte deles, 345 mil, são estudantes do Ensino Médio. Um total de 280 mil alunos está matriculado no 6.º e 7.º ano do Ensino Fundamental. Outros 262 mil cursam o 8.º ou 9.º período também do Ensino Fundamental.
Independente da série, os alunos classificados devem comparecer aos locais de prova com pelo menos meia hora de antecedência e levar um documento com foto. A prova possui duração de três horas e será composta de seis questões, nas quais os participantes devem mostrar os cálculos e raciocínios utilizados para resolver os problemas.

Na avaliação do coordenador do comitê de provas, Pedro Malagutti, o diferencial da olimpíada em relação às avaliações tradicionais de matemática é que ela testa os alunos de forma divertida. "Não é uma Matemática que ele tenha que elaborar cálculos exaustivos, é uma Matemática de raciocínio dedutivo, de situações novas e que exige criatividade dos alunos", ressalta.
Inscritos
Quase 18 milhões de estudantes se inscreveram para participar da Obmep 2015. São Paulo é o Estado com o maior número de participantes, seguido de Minas Gerais e Bahia. Os Estados de Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco e Pará também registraram forte adesão, cada qual com aproximadamente um milhão de alunos inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação