sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Programa Eleitor do Futuro chega a Nísia Floresta

PROGRAMA ELEITOR DO FUTURO CHEGA A NÍSIA FLORESTA

Dando continuidade às ações do Programa Eleitor do Futuro, a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral, através da Escola Judiciária Eleitoral – EJE, inicia um ciclo de palestras e ações socioeducativas nas escolas municipais de Nísia Floresta/RN a partir desta sexta-feira (16) até o dia 26 do corrente. O Ciclo inicia-se com a palestra de conscientização para futuros eleitores, ministrada pelo servidor Solon Rodrigues para mais de 300 alunos na escola municipal Yayá Paiva.

Se para a aluna do 3º ano Deborah Assucena Torres da Trindade, de 17 anos que assistiu atentamente à palestra, “o voto é algo que faz a gente construir o futuro do nosso país”, para a diretora administrativa da escola, Suely Maria dos Anjos, elogiou a iniciativa e afirmou que "iniciativas como esta da Escola Judiciária são boas, pois aguça o conhecimento do aluno sobre o tema e mesmo para aqueles que ainda não votam, levam o assunto às famílias”.
O Programa representa hoje um dos principais canais de diálogo do Tribunal com o jovem eleitorado, havendo beneficiado, só no Rio Grande do Norte, milhares de crianças e adolescentes, com ricas reflexões sobre o voto consciente o valor da democracia. A idéia do programa original foi concebida pelo Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, há mais de 10 anos, sendo, hoje, uma iniciativa desenvolvida em todo o país, especialmente pela carência que o público juvenil tem de lições de educação política, noções de organização do Estado e do que representa o processo eleitoral. Ademais, vale lembrar, que o Eleitor do Futuro congrega a importante tarefa de difundir a missão e os valores da Justiça Eleitoral, esclarecendo a população, em geral, o papel do Judiciário na lisura do pleito.
Em relação a interiorização das ações da EJE, este Ciclo de palestras pretende beneficiar alunos da rede pública de ensino de Nísia Floresta com palestras em três grandes centros de ensino do município – , o que possibilitará a participação de centenas de adolescentes no Programa. A Escola Judiciária, nesse ciclo de palestras, pretende discutir com os jovens a importância do voto ao futuro do Brasil, as formas de participação política e a responsabilidade que cada cidadão brasileiro tem para com a Nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação