quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Número de veículos financiados cai 17% em 2015, afirma Cetip

Brasileiros estão comprando menos carros novos (Foto: REUTERS/Kim Hong-Ji)Financiamento de veículos novos foi o que mais caiu: 26% em 2015 (Foto: REUTERS/Kim Hong-Ji)
O número de veículos financiados em 2015 foi 16,9% menor do que no ano anterior, informou nesta quinta-feira (14) a Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito no Brasil.
No ano passado, 5.311.872 carros, motos e caminhões foram adquiridos dessa forma, sendo 2.338.574 veículos novos e 2.973.298, usados. Para os zero quilômetro, a redução no número de financiamentos foi de 26%. Para os seminovos e usados, de 8%.


Considerando só os carros, foram financiadas 4.172.172 de unidades, montante 16,7% a menos que em 2014. Foram 1.442.291 de zero quilômetro (-29,3% em relação ao ano anterior) e 2.729.881 de usados (-8%).As quedas acompanham o resultado das vendas de veículos novos (-26,5%) e de usados (-0,75%), divulgado pela federação dos concessionários, a Fenabrave.

Os automóveis que têm entre 4 e 8 anos de uso responderam pela maior parte dos financiamentos no segmento (1.450.320), superando até o financiamento de novos, e tiveram a menor queda entre as faixas de "idade" dos carros: 3%, na comparação com o ano anterior.
O número de motos financiadas em 2015 também caiu: 12%. Foram 917.826 contra 1.043.589 em 2014. Entre motos zero quilômetro, a queda foi semelhante, de 12,9%. Para usadas, houve 4,6% menos financiamentos.
"“A situação econômica do Brasil em 2015 não inspirou a confiança no consumidor para a compra do veículo financiado. A queda da renda real e o aumento do desemprego foram fatores chave para a deterioração da confiança”", diz Marcus Lavorato, gerente de relações institucionais e inteligência de mercado na Cetip.
Consórcio caiu menos
Entre os tipos de financiamento, o consórcio foi a modalidade que apresentou menor queda: 2,9%. Ele foi responsável por 14,6% dos financiamentos no ano. A maior fatia, de 81,9%, pertence ao crédito direto ao consumidor. Essa modalidade teve 18,9% menos unidades financiadas em 2015, também na comparação com 2014.

O prazo médio para financiamento manteve-se praticamente estável para os carros. Em 2015, a média para unidades novas passou de 38 meses para 37,8 meses.

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