sexta-feira, 27 de maio de 2016

Aplicativo de celular já ajudou a recuperar mais de 219 mil veículos roubados

25052016_sinesp_cidado_aplicativo
A tecnologia pode ser mais eficiente no combate ao crime com a participação da sociedade. Um aplicativo ajudou na prisão de mais de 47 mil pessoas foragidas e a recuperar cerca de 219 mil veículos roubados ou furtados em todo o Brasil. A plataforma foi criada há dois anos e meio e pode ser utilizada pela população como ferramenta de denúncia sem a necessidade de identificação.

De acordo com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, o sistema permite que a população identifique motos, carros e caminhões que tenham sido alvo de bandidos e avisar à polícia imediatamente mantendo o anonimato da denúncia. Conhecido como Sinesp Cidadão, o uso do aplicativo contribuiu até agora para recuperar 219.479 mil veículos roubados ou furtados e cumpridos 47.158 mandados de prisão de pessoas foragidas a partir das denúncias feitas por meio desse sistema.
Além disso, a plataforma permite checar placas de veículos e oferece serviços como descobrir se há alguma ordem judicial contra uma pessoa. Para isso, basta digitar dados básicos de identificação como nome e números de documentos.
Prevenção
Durante a consulta, o aplicativo informa se os dados digitados conferem com os do veículo ou mesmo se há denúncia de que ele foi tomado de assalto de alguém. Nesse caso, a pessoa deve avisar sobre a situação à polícia, para que profissionais treinados apurem o caso. Não é preciso se identificar.

app é gratuito e pode ser baixado em celulares e tablets ou acessado por computadores. Ele está disponível 24 horas por dia, em qualquer lugar com acesso à Internet e também para as plataformas Android, IOS e Windows Phone. Depois de baixá-lo, é só digitar a placa de qualquer veículo. São mais de 400 milhões de consultas ao aplicativo desde 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação